Páginas

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Afinal, as bruxas existem mesmo

Os caceteiros miguelistas

Afinal, as bruxas existem mesmo

Ontem, passei por dois depoimentos, que me deixaram em estado de alerta. O primeiro, que também aparece referenciado num texto (muito bem escrito) de Armando Leal Rosa, no jornal O RIBATEJO (ver aqui), referia-se à simultaneidade das ignições dos vários fogos recentes, no centro do país, o que é muito estranho. O segundo, talvez menos verosímil, lido no Facebook, chamava a atenção para a coincidência entre a ocorrência dos fogos e o aparecimento das armas  roubadas nos paióis de Tancos.

A subversão traiçoeira e trauliteira é uma marca idiossincrática da direita portuguesa, que só se apresenta civilizada e bem comportadinha, quando está no poder ou perto dele. É uma reminiscência dos caceteiros miguelistas, dos meados do século XIX. A presença activa do PCP, a dar substância ao acordo de legislatura com o PS, através do qual conseguiu reverter parte da austeridade e ver satisfeitas muitas das suas reivindicações, algumas delas históricas, provoca a essa direita muita comichão.

Por outro lado, por um momento semelhante ao que se vive em Portugal, a CIA já promoveu o derrube de governos em países recalcitrantes. Estou a recordar-me do Chile, do socialista (dos verdadeiros) Salvador Allende.

Assim, Portugal poderá vir a ser um mau exemplo para uma Europa que parece estar a entrar em ebulição, com os jovens a evidenciar um premonitório inconformismo, torna-se necessário, às agências do imperialismo, criar um tenso de insegurança, que anule a influência política do PCP, por menor que seja, na área da governação.

Dito isto, não me custa mesmo nada em aceitar o diagnóstico do articulista Armando Leal Rosa.

No entanto, ainda estamos ao nível das conjecturas, Falta-nos "os finalmente".
Alexandre de Castro
2017 10 21

Sem comentários: