Páginas

domingo, 9 de novembro de 2014

A dança das linhas – Desenho de Afonso Armada de Castro

Clicar para ampliar a imagem
Afonso Armada de Castro _ mancha negra

Afonso Armada de Castro _ figuras no escuro

Afonso Armada de Castro _ cabos vermelhos


A dança das linhas – Desenho de Afonso Armada de Castro

Se, nos anteriores trabalhos de Afonso Armada de Castro, meu filho, aqui publicados, ele privilegiou a exuberante abordagem policromática, de que é exemplo a pintura “Índio”, o que levou uma leitora a dizer «Perco-me no meio de tanta criatividade», nestes trabalhos, agora aqui apresentados, a opção virou-se para um processo de uma apurada estilização extrema – a máxima que é possível na nossa imaginação – reflectida naquilo que eu chamo a “pureza e a elegância das linhas”. A simplicidade beneficiou o autor, que resistiu à tentação de encher a tela com muitos e variados elementos pictóricos. Utilizou apenas as linhas rectas, em “cabos vermelhos”, e uma variedade de figuras geométricas, em “figuras no escuro”, o que será, tecnicamente, fácil de executar, mas que é naturalmente muito difícil de conceber, para que se alcance aquele patamar, em que a obra consiga entrar no universo do que aceitamos ser “Arte”.

Em “figuras no escuro” e “cabos vermelhos” consegue-se um equilíbrio e uma harmonia, através de um muito bem estudado ordenamento das linhas e das figuras geométricas, às quais a opção de um fundo monocolor deu relevo.

Em “mancha negra”, para mim, o melhor trabalho desta série, deparei-me com aquilo que eu mais admiro em qualquer obra de arte (pintura, arquitectura, escultura, literatura, cinema, etc.), e que se constituiu num elemento importante e decisivo do meu processo analítico, e que defino assim: “A obra de arte, em todas as artes, tem de superar a realidade visível, que ela imediatamente exibe, e obrigar o pensamento a migrar para outros construções mentais, quanto mais misteriosos e enigmáticos melhor, e que a obra não refere explicitamente. E, ao olhar pela primeira vez para “mancha negra”, o meu pensamento deslocou-se da tela e voou ao sabor da imaginação, à procura do significado daquela mancha, apenas sustentada, num equilíbrio delicado, por frágeis suportes e por curtas linhas rectas cruzadas, que transmitem ao conjunto um enquadramento esteticamente perfeito.

Alexandre de Castro
2014 11 09
***«»***
Poderá ver aqui os trabalhos do Afonso, assim como a minha abordagem crítica e três comentários de leitores.