Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

PINK FLOYD ENDLESS RIVER -SKINS


"The Endless River" é tributo instrumental de Pink Floyd a Richard Wright

O Pink Floyd lançou nesta segunda-feira o seu último disco, "The Endless River", um álbum principalmente instrumental dedicado ao tecladista Rick Wright, morto em 2008.
Ao mesmo tempo que era colocado à venda através do selo Parlophone, o álbum foi lançado em grande estilo em Londres, num evento em que a inconfundível música da banda foi acompanhada de uma instalação de luz e projeções psicodélicas como as canções que os levaram à fama nos anos 60 e 70.
Uma seleta lista de convidados foi ao Porchester Hall de Battersea, onde puderam ouvir o disco sentados em mesas baixas iluminadas com lâmpadas marroquinas e com perfume de incenso.
"The Endless River" recupera os sons do grupo nos anos 90 e, como já tinha explicado David Gilmour, um dos produtores junto com Phil Manzanera, Youth e Andy Jackson, bebe e se nutre da "música que surgiu das sessões (de gravação) de 'Division Bell' em 1993".
Nessas sessões ainda estava presente o tecladista Rick Wright, a quem Gilmour e o baterista Nick Mason dedicam o trabalho como uma "homenagem póstuma".
"Escutamos mais de 20 horas de nós três tocando e selecionamos a música que queríamos trabalhar para este novo álbum", afirmou Gilmour, que assinalou que acrescentaram "partes novas" para transformar o trabalho "em um disco de Pink Floyd do século XXI".
"Nem sempre o reconheci devidamente. As pessoas têm maneiras diferentes de lidar com seu trabalho e podemos fazer muitos juízos de valor e pensar que alguém não está esforçando o suficiente, sem nos darmos conta que seu esforço é diferente", admitiu o vocalista.
Para Mason, o disco "é uma grande oportunidade de reconhecer, lembrar e talvez dar mais crédito, apesar de um pouco tarde", a Wright, que morreu aos 65 anos.
publicidade
"Acho que este álbum é uma boa maneira de reconhecer muito do que fazia e como sua maneira de tocar estava no coração do som Pink Floyd", afirmou.
O resultado é um álbum de quatro caras ao mais puro estilo Pink Floyd, com sons surrealistas e quase étnicos, muito sugestivo e reminiscente do melhor do grupo.
Com uma única música com letra, "Louder Than Words", que encerra ao álbum, o espírito de "The Endless River" (O rio infinito) captura a enigmática imagem da capa, criada pelo artista digital egípcio Ahmed Emad Eldin, de 18 anos, e que mostra um homem "remando" em um mar de nuvens.
Embora talvez pouco surpreendente, "The Endless River" confirma a qualidade musical de uma banda lendária, que compôs clássicos como "The dark side of the moon", "The wall" e "Wish you were here".
Há algumas semanas, Gilmour já antecipou a iminente publicação deste trabalho e, em uma advertência aos fãs, avisou: "Este é o último que lançaremos".
O Pink Floyd foi formado em Londres em 1965 por Syd Barrett, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright.
O guitarrista David Gilmour se uniu em 1967 e Barrett, que tinha problemas de saúde mental, deixou o grupo um ano depois.
Com suas letras filosóficas, sua experimentação de sons e mais de 300 mil álbuns vendidos, o Pink Floyd está considerado um dos grupos musicais mais influentes do século XX.
terra

Sem comentários: